quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Paisagem


Nas ruas dessa cidade de opulências mil

Vive um lado escuro do Brasil

Escuridão que se estampa, não somente na pele de cada negro indigente,

Que perambula pela cidade indiferente.


Escuridão que emana de forma torrente

E expressa o desespero dessa gente

Que teima, teima em ser gente!

Mas... é apenas paisagem.


São pretos ou quase todos pretos

Que se tornam pretos ao se fundirem à paisagem da cidade

Com suas almas, corpos e roupas pretas de sujeira - a sujeira da indiferença!


O céu preto de poluição

Compõe a paisagem com prédios cinza, sacos de lixo, pombos, gente, lixo... lixo de gente!


Estátuas de concreto ilustram gente imponente

Gente impotente ilustra a concretude do futuro incerto

E tudo permanece como sempre

É apenas a paisagem... apenas estátuas de concreto.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Bom de mais!!!!!

Simplesmente inesquecível. É assim que defino o que rolou no Sarau Literatura Nossa no dia 18.
A comunidade, os amigos e as autoridades de Suzano compareceram em peso para prestigiar o trabalho realizado pelos membros da Associação Cultural Literatura no Brasil.
Nessa data inauguramos oficialmente o Ponto de Cultura Círculo das Letras que funciona desde outubro de 2010 e lançamos o Cd de Literatura.
Também inaguramos a lanchonete Banquete das Letras que visa proporcionar maior conforto à quem participa de nossas atividades e, principalmente, auxiliar no pagamento das contas.
Apesar do cansaço e das olheiras, estou muito satisfeita com o resultado da atividade que reuniu cerca de 60 pessoas em plena sexta feira enluarada. Isso demonstra a necessidade e a importância dessas ações para a comunidade. Como diz o poeta "A gente não quer só comida, a gente quer bebida, diversão e arte". E é isso que queremos, muita diversão e arte para todos!
Ah, se está interessado em adquirir uma unidade do Cd de Literatura, é só me deixar um recado que tá na mão. Restam poucas unidades...
Seguem algumas fotos.

Cd de Literatura
Mais uma conquista!

Eu na mesa de Cds

Mano Cákis se concentrando para apresentar a atividade.

A galera chegando e ocupando o espaço...

Depois, faltou cadeiras...

Francis Gomes que conduziu a atividade junto com o Mano Cákis, dando a palavra para nossos ilustres convidados. Da esquerda para adireita estão Francis Gomes, cordelista e presidente da Associação, o Deputado Estadual José Cândido, Valmir Pinto Secretário do Cultura do município de Suzano e o escritor Sacolinha sócio fundador da Associação.

Eu recitando Paisagem, poema de minha autoria que está no Cd de Literatura. Em breve postarei para que possam conhecer.

Ruth e Cátia, minhas fiéis amigas. Juntas somos as meninas super poderosas...



Lanchonete Banquete das Letras com muitas coisas gostosas...

E para finalizar a festa... Só paz e amor!


A galera reunida

Minha família, que está comigo aonde for... Valeu

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Contagem regressiva



Faltam apenas 4 dias para o lançamento do Cd de Literatura!!! Aproveitaremos esse dia histórico para inauguramos oficialmente o Ponto de Cultura Círculo das Letras.

Teremos música, cinema, teatro, poesia, cordel, rap, crônicas e muito mais. Traga a sua família, amigos e venha se apresentar. É só chegar com 30 minutos de antecedência.

Não esqueça! dia 18 de fevereiro às 19:30.

***

Relaese

A realização do Cd de Literatura é uma das atividades previstas para o primeiro ano de execução do Ponto de Cultura Círculo das Letras.

Aliar a literatura à ferramenta do áudio é uma das inúmeras estratégias que utilizamos para fazer com que o maior número de pessoas acesse a literatura.

Realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Suzano, que nos disponibilizou o Estúdio Público Musical para as gravações, o Cd de Literatura traz o melhor da literatura suzanense de maneira inovadora.

Os escritores da Associação Cultural Literatura no Brasil apresentam seus textos (poesias, contos, crônicas e cordéis) sem o auxílio de arranjos musicais, contando somente com a voz e a emoção.

O lançamento do Cd de Literatura será dia 18 de fevereiro às 19:30 no Sarau Literatura Nossa na sede da Associação Cultural Literatura no Brasil, localizada à Rua Bandeirantes, 606 – Jd. Revista.

O Cd de Literatura será vendido pelo valor simbólico de R$10,00 e o recurso arrecadado será revertido em prol de nossas atividades. Essa é também uma forma de reconhecer e valorizar o que o Brasil tem de melhor, a sua cultura.

Conto com sua presença!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Por onde andei...

Olá meus querido amigos, muitas saudades de todos! Dei uma sumidinha na última semana, mas foi por um bom motivo.
Minha irmã mais nova, a Thaís concluiu o curso de Zootecnia na Unesp - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", no campus de Ilha Solteira.
Tudo começou ha cinco anos atrás, quando após aprovação no vestibular, ela partiu para essa encantadora, fascinante e louca experiência da vida universitária. Eu que já passei por essa experiência ao cursar serviço social na mesma universidade, na cidade de Franca no interior de São Paulo, posso dizer que são os anos mais especiais da vida de qualquer jovem que se lança para a formação profissional e pessoal. Ninguém é o mesmo após passar pela Unesp. Quem esteve por lá sabe muito bem do que estou falando.
Bom, passados cinco anos de muito esforço, estudo, tristezas e alegrias veio a vitória da minha irmã, da minha família e da comunidade negra, pois a Thaís era a única negra de sua turma e foi aprovada com louvor. Mal concluiu o curso Thaís foi aprovada em um exigente processo seletivo e está cursando mestrado no Instituto Biológico do Estado de São Paulo, outra renomada instituição de ensino público.
Mais uma mulher negra está se enveredandos nos espaços, ainda restritos para muitas mulheres, principalmente negras pois no mestrado a proporção se repete, em sua turma Thaís é a única negra.
Por um lado isso é motivo de sobra para comemorar, por outro, é um motivo de tristeza pois gostaria que essa número fosse muito maior.
E nesse espírito de euforia, eu e minha família partimos para Ilha Solteira para cutir três dias de festa, nos quais comemoramos e vivemos muitas aventuras que em breve serão por mim publicadas.
Passada a festa e a ressaca, estou de volta com todo o gás. Seguem algumas fotos.


Minha Família, meu maior tesouro!
Da esquerda para a direita: Eu, minha mãe Laudimara, meus pai Jorge, meus irmãos Thaís, Alamim, Fernanda e Heitor que acabou de chegar em nossa família.

Thaís na noite do jantar.

Minha irmã Fernanda, Heitor e Demétrius, meu cunhado.


Meu irmão Alamim, meu amigo Júlio e meu amado Estavão.
Eita povo bonito!

Thaís na noite do baile

A minha mãe quem fez esse lindo vestido. O penteado ficou por minha conta.

Eu e Estevão
A festa rolou a noite toda...

... e foi a té as 8 da manhã. Quese fomos expulsos, não queriamos ir embora.

Boa sorte tata!!!!