sábado, 25 de agosto de 2012

Literatura Afro na Bienal


No dia 19 de agosto, o coletivo Quilomboje Literatura esteve na 22° Bienal Internacional do Livro de São Paulo e fez uma participação marcante, inesquecível. Quem esteve pode conferir.
Na roda de conversa os escritores Michel Yakini, Esmeralda Ribeiro, Débora Garcia e Sérgio Balouk falaram sobre a sua trajetória literária, sobre as convergências e divergências entre a literatura afro e a literatura marginal e sobre a importância da publicação Cadernos Negros, que ha trinta e cinco anos vem garantindo espaço para a temática negra dentro da literatura. 
Os participantes da roda de conversa puderam conhecer a publicação Erês e Heranças, antologia que reúne contos publicados na série Cadernos Negros cujos protagonistas são crianças e jovens negras e seus conflitos. Essa publicação foi adquirida pela Secretaria Municipal de Educação para atender uma necessidade de materiais que possam ser discutidos com alunos da rede municipal de ensino, para subsidiar o ensino da história da África, que passou a ser obrigatório com a lei 10639/03. 
No fim da tarde, rolou a roda de poesia, que foi um momento único de troca e valorização da literatura e cultura afro. O espaço ficou pequeno para as mais de 60 pessoas que participaram da roda de poesia, compartilhando a sua cultura, sua energia e atenção. As pessoas que não conseguiram entrar, acompanharam pela vidro. 
Foi emocionante para todos nós. O Axé chegou, assentou e se espalhou com cada um que compartilhou daquele momento de troca.
Muito axé e vida longa ao Quilomboje Literatura, aos leitores e a todos aqueles que nos acompanham em nossa caminhada.


Quem tiver interesse em adquirir exeplares do Cadernos Negros e do livro de contos Erês e Heranças, entre em contato.




Livro de contos - Erês e Heranças

Cadernos Negros n° 34... Vem ai o n° 35



Bienal lotada



Poeta Akins Kinte



Poeta Michel Yakini - Sarau Elo da Corrente


Poeta Sérgio Balouk


Poeta Thyko de Souza

                                                   
                                                                 Poetisa Débora Garcia





                   Esmeralda Ribeiro - Escritora e coordenadora do Quilomboje Literatura



Roda de Conversa





















Roda de Poesia
Casa cheia


















Nenhum comentário:

Postar um comentário