segunda-feira, 27 de maio de 2013

A mulher negra na literatura.

À convite da Escola de Aplicação da USP, na próxima quarta-feira, 29 de maio, realizarei uma palestra sobre o tema A mulher negra na literatura. A palestra tem por objetivo problematizar as categorias gênero e raça, dentro do universo literário, além de resgatar as mulheres negras que se destacaram dentro da literatura, tanto as personagens quanto as escritoras, de vanguarda e contemporâneas.
Além da palestra, os alunos e demais presentes, poderão conhecer um pouco do Projeto Poesia Cantada & Música Declamada, idealizado por mim. O projeto tem por objetivo promover o incentivo à leitura e a inclusão cultural por meio de uma dinâmica inovadora e criativa entre a linguagem literária e a musical. É realizado em parceria com o músico percussionista Adilson Fernandes (Camarão), estudioso da música tradicional brasileira e africana, que traz uma importante contribuição nos arranjos das poesias. O acompanhamento musical de cada poema é cuidadosamente escolhido, de acordo com o seu significado cultural.
A palestra está inserida na programação da Semana da África, realizada pelo Projeto Negritude, da Escola de Aplicação da USP.
A atividade é gratuita e restrita ao público escolar. Para maiores informações acesse:


Data: 29/05/2013
Horário: 09h10 as 10h55
Local: Escola de Aplicação USP/ Auditório.
Endereço: AV. da universidade, 220 – Travessa onze/Cidade Universitária.


                                 Camarão & Débora Garcia
                                           Poesia Cantada & Música Declamada


4 comentários:

  1. Que bacana Débora, parabéns e boa sorte dia 29!

    ResponderExcluir
  2. Carlos de Assumpção. O maior poeta emblemático negro da historia do Brasil autor do PROTESTO o poema hino nacional da luta da consciência negra afro-brasileira apesar de ser internacionalmente conhecido e elogiado como um dos maiores poemas de protesto mundo, aqui no Brasil continua censurado e sabotado não só pelas elites e também pelos governos socialistas. O poeta Carlos Assumpção e seu poema o Protesto são citados elogiados nas principais enciclopédias e livros de literatura dos pais e do mundo. O PROTESTO e á Odisséia e a Tróia negra assim comparada por muito críticos. O Protesto foi traduzido por dezenas de línguas. A mais de meio século foi escrito este poema contemporâneo e contestador. O poeta Carlos Assumpção nasceu 23 de maio de 1927 em Tiete - SP e reside em Franca-SP prestes há completar 90 anos participa de varias atividades sócias e culturais alem de ser homenageado por varias entidades e dentro destes princípios a Organização Negra Nacional Quilombo a ONNQ fundada em 20/11/1970 hoje com representação em 22 estados e intercambio com inúmeros países, O Quilombo completou 46 anos em novembro e na sua assembléia nacional foi tomada varias decisões e uma delas por unidade foi outorga da Presidência Honra vitalícia das Presidências do Quilombo ao grande mestre poeta Carlos Assumpção que é uma honra e gloria histórica para nós da ONNQ e todos seus membros e simpatizantes, ficamos felizes também por saber que outras entidades e simpatizantes farão homenagens ao nosso grande mestre líder Carlos Assumpção.

    ResponderExcluir