segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

III Mostra Cultural da Cooperifa

Salve!
Ontem, 05 de dezembro de 2010 estive na Zona Sul de Sampa para prestigiar as atividades de encerramento da III Mostra Cultural da Cooperifa. A largada para a maratona cultural foi dada no dia 29 de novembro no CEU Campo Limpo, às 19h com os shows de Fabiana Cozza e Jairo Periafricania. A renomada Banda de Funk Preto Soul encerrou as atividades na EMEF Mauro Facio Gonçalves Zacarias, na Chácara Santana. O baile rolou até altas horas.
Nessa semana escolas municipais da Zona Sul e os CEU´s foram palco para os artistas e coletivos das periferias paulistana do teatro, música, literatura e cinema.
Tendo em vista a formação de novos leitores e cidadãos, as atividades foram em sua maioria, focadas para crianças. Houve a distribuição de 3000 livros infantis na festa de encerramento do evento.
Para mim, a relevância desse evento está no fato de proporcionar um intercambio entre os movimentos culturas que estão efervescendo nas periferias da São Paulo. É o momento de dar vez e voz a artistas e à população que quer falar sobre a sua realidade e mostrar a sua arte, pois geralmente não encontram oportunidade nos espaços tão delimitados dentro do meio cultural de massa.
A Cooperifa é um movimento de cultura de periferia que trabalha a cidadania por meio da literatura e que completa 10 anos em 2011.
Maiores informações estão disponíveis no blog de Sérgio Vaz escritor e fundador da Cooperifa: www.colecionadordepedras1@blogspot.com
Apesar da distância (2 horas de viagem) valeu à pena ver em pleno um domingo chuvoso e em dia de final de campeonato, a juventude reunida em uma escola para fazer cultura e fortalecer o nosso espaço. O espaço da periferia.
Seguem algumas fotos:


A equipe da Cooperifa organiza o "banquete literário" segundo as palavras de Sérgio Vaz


O público aguarda ansioso pelos livros...

Encerramento da III Mostra com a Banda Preto Soul

Dessa no vocal, Véio no trompete e Sidnei no Sax

A escola estava lotada...


Som de primeira qualidade!


Sandro na guitarra


Baltazar, Vagnão no vocal


Claudinho no baixo


Estevão nos teclados

Manu Trindade na batera


As patroas na platéia.
Fotos de Débora Garcia e do blog de Sérgio Vaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário