segunda-feira, 16 de abril de 2012

Mediação de Debates - Salão Internacional do Livro

A partir do dia 18/04 estarei realizando a mediação de alguns debates no Salão Internacional do Livro de Suzano. Os debates ocorrerão no Espaço Trajetórias Literárias. Não perca!


18/04 às 19h - Antônio Skármeta (Convidado Internacional)

Antonio Skármeta nasceu em Antofagasta, no Chile, em 1940, cidade que o declarou Filho Ilustre. Estudou no Instituto Nacional de Santiago e se formou como professor de Filosofia na Universidade do Chile. Possui, ainda, o Master of Arts da Universidade Columbia (New york).
Dá aulas em diversas universidades chilenas, americanas e européias. Seus livros já foram publicados em mais de 30 países. Seu maior sucesso O Carteiro e o Poeta mereceu adaptação cinematográfica indicada para cinco Oscar.
Foi Embaixador do Chile na Alemanha e ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Prêmio Mundial da Unesco para Literatura Infantil pela obra A Composição.


Dias 18 e 20/04 às 14h - Fernando Carraro

Fernando Carraro é um importante escritor brasileiro da atualidade que está contribuindo e muito para a literatura brasileira com suas obras que fazem diferença na educação de qualquer estudante. Toda sua fundamentação teórica quer para adultos quer para professores do Ensino Fundamental, apóia-se na análise de mapas e na colocação dos temas em âmbito mundial quando alerta para a preservação da vida no planeta, contribuindo assim para a formação de cidadãos mais conscientes.

Dia 19 às 19h - Conceição Evaristo e Cidinha Silva


Cidinha da Silva é prosadora. Autora de um livro de ensaios, diversas co-autorias e 6 livros de literatura, sendo os mais recentes – “O Mar de Manu” e “Oh, Margem! Reinventa os Rios”.
É editora do blogue cidinhadasilva.blogspot.com. Em 2010, seu primeiro livro, “Cada Tridente em seu Lugar”, ofereceu base conceitual para a campanha publicitária Novembro Negro, da Secretaria de Promoção da Igualdade do Governo do Estado da Bahia. Alguns de seus trabalhos têm sido adaptados para o teatro e o cinema.

Conceição Evaristo é Mestre em Literatura Brasileira pela PUC Rio e Doutoranda em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense, na qual investiga pontos de diálogo entre a literatura brasileira afro-descendente e as literaturas africanas de língua portuguesa.
Sua produção é ampla, pois a escritora se afirma na poesia, na prosa e ainda no ensaio literário, escrevendo sobre assuntos relacionados à educação, gênero e relações étnicas na sociedade brasileira. Tanto a sua obra literária, como a ensaística tem sido pesquisada por estudiosos de vários campos de conhecimentos. É participante assídua da coleção Cadernos Negros.

Dia 20/04 às 16h - Giulia Moon, Georgette Silen e Walter Tierno

Giulia Moon é paulistana, diretora de arte, ilustradora, redatora e diretora de criação em propaganda. Giulia começou a escrever seus primeiros contos de vampiros em sites e blogues.
De lá pra cá, essas criaturas de dentes afiados já renderam três coletâneas de contos publicadas: Luar de Vampiros, Vampiros no Espelho & Outros Seres Obscuros e A Dama-Morcega. Em 2009, Giulia lançou o seu primeiro romance, Kaori: Perfume de Vampira pela Giz Editorial.

Georgette Silen nasceu em Caçapava, São Paulo. É arte educadora, com formação em artes cênicas. Participou como contista e organizadora de antologias em várias editoras e lançou seu primeiro livro, Lázarus, em 2010 pela editora Novo Século. Para 2012 estão previsto três livros solos, de sua autoria, para publicação.


Walter Tierno é ilustrador, jornalista e publicitário. É apaixonado por histórias em quadrinhos,animais, livros de ficção científica, fantasia e história. Começou a trabalhar em 1990,aos 18 anos - pouco antes de se formar técnico em artes gráficas pelo Senai, no departamentode arte da extinta editora Maltese. Aos 21, ingressou no ramo publicitário, onde atuou durantequase vinte anos. Walter vive em São Paulo, com a esposa, Veridiana, a filha, Catarina,os gatos Titus e Sisko e a gata Jolie.

Não esqueçam que o salão vai até o dia 22 de abril, programem-se: http://www.suzano.sp.gov.br/livro/index.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário