terça-feira, 29 de julho de 2014

Encontro de gerações

 

No sábado, 26 estive na Sessão Afroeducação – Especial Carolina Maria de Jesus que exibiu três documentários acerca da vida e obra da escritora. A atividade teve início às 10h30 de um sábado nublado e chuvoso e por isso fiquei impressionada com o público que compareceu em peso para assistir aos filmes e participar do debate, que acabou por volta das 15h00.

Duas salas do Espaço Itaú de Cinema foram ocupadas, e infelizmente, algumas pessoas ficaram de fora. Amigos vieram prestigiar esse momento, muitas pessoas vieram para conhecer melhor Carolina Maria de Jesus através dos documentários. Os filmes Vidas de Carolina, Carolina e Carolina: A vida na pobreza retratam com muita qualidade, a vida e obra de Carolina.

Após a exibição, rolou um bate papo muito rico, com a presença especial de Vera Eunice de Jesus, filha de Carolina.

Para mim foi um momento de muita emoção porque já conhecia a menina Vera Eunice através do livro Quarto de Despejo e há muito esperava esse encontro com a Vera Eunice, herdeira do legado de Carolina.

Vera Eunice, hoje professora da rede pública estadual, nos contou que escolheu essa profissão por ser esse um desejo de sua mãe. Também nos contou maiores detalhes sobre a vida de sua mãe, dentre eles o fato por mim desconhecido, de que Carolina fora presa e espancada, sob acusação do roubo quando era jovem e morava em Sacramento, sendo esse o motivo de sua saída da cidade.

O que mais me deixou feliz nesse encontro foi ver a disposição e a luta de Vera Eunice para manter a memória de sua mãe viva, as brigas judiciais que tem travado, para reaver os manuscritos de sua mãe que estão no exterior.

O debate foi muito rico, as questões levantadas pelo público nos levou a discutir Carolina para além da literatura, mas a partir das questões racial e de gênero. Muitas contribuições e possibilidades de leitura de Carolina.

Conhecer Carolina e poder interpretá-la foi uma honra, um privilégio, um presente que me proporciona crescimento a cada dia!

A sua bênção minha mãe Carolina! Obrigada por mais esse dia!

 

 
 Mesa de debate
 
Vera Eunice de Jesus

 Débora Garcia


Debate - Jéssica Queiroz
Diretora do curta Vidas de Carolina

Vera Eunice de Jesus - Filha de Carolina Maria de Jesus
Débora Garcia - Intérprete de Carolina no curta Vidas de Carolina
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário